Código: | EDB10009 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | CME | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências Sociais e Pedagogia | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 1º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Luíz Manuel Teixeira Souta |
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Corpo docente: |
Luísa Manuela da Costa Ramos de Carvalho Luíz Manuel Teixeira Souta Maria de Lurdes Zagalo Alves Pimenta |
Português
A sociedade portuguesa tem vindo a passar por transformações acentuadas, em particular nas suas áreas metropolitanas, no sentido da heterogeneidade étnico-cultural. Invertendo-se o sentido da mobilidade, tornando-nos também um país de imigração, acelerou-se este movimento que vinha emergindo desde meados dos anos 70, do século XX.
A escola é uma das instituições públicas onde essas mudanças se reflectem de forma mais visível: estamos hoje perante uma demografia escolar da diversidade (género, classe social, etnicidade, nacionalidade, língua, religião). A multiculturalidade instalou-se definitivamente na “agenda” das nossas instituições escolares públicas onde, conjuntamente com os estudos pedagógicos, se constitui como área de reflexão imprescindível na formação de professores e educadores.
Num mundo cada vez mais interdependente e multicultural, fruto dos tempos globalizantes em que vivemos, os estudos inter e transdisciplinares ganham uma maior dimensão, resultante de uma visão holística da realidade. Torna-se incontornável garantir aos novos professores e educadores um conjunto de conteúdos e competências que os habilitem a enfrentar com sucesso essas novas realidades sociais e culturais.
Uma análise aprofundada quer sobre os contextos quer sobre o “agir educacional” nas suas várias dimensões é um imperativo na construção de uma profissionalidade no campo da educação.
Cf. Programa, na íntegra, em "Conteúdos" ou na Moodle.
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